Circuito



circυiτσ é σ ℓσcαℓ σท∂є vσcê τєrá iทƒσrмαçõєs sσвrє σ мυท∂σ, vσcê ƒαrá υмα vσℓτα sσвrє váriαs ทστiciαs qυє αcσทτєcєм ทσ ทσssσ cστi∂iαทσ.
 
.............................................................................................................

Consagração da primeira turma de celibatários Shalom

Ocorre na noite desta quarta-feira a consagração perpétua no celibato de quarenta e quatro irmãos da Comunidade Shalom. Esta é a primeira turma de consagrados perpétuos da Comunidade desde sua fundação. O evento ocorre no Shalom da Paz, rua maria Tomásia, 72, Aldeota, Fortaleza a partir das 18h30. A este momento histórico da Comunidade convidamos nossos amigos e irmãos. 
Este evento é um épico e divisor de águas da Comunidade, a partir desta turma, em todas as missões, será possível haver tais consagrações definitivas. Na missa os irmãos professaram os votos de pobreza, obediência e castidade no celibato pelo reino dos céus. Assim professando os conselhos evangélicos em carácter perpétuo revogam de modo permanente o retorno ao mundo como leigo comum, passam a ter carácter similar aos consagrados da vida religiosa e renunciam assim àquelas que estão entre as grandes bênçãos lícitas deste mundo, escolhendo de livre vontade viver no próprio  estado que Cristo escolheu para si. Passam assim a ter por toda a vida o Cristo por esposo, unindo-se esponsalmente ao cordeiro até a sua páscoa definitiva quando para sempre serão com a graça de Deus celibatários. 
A Comunidade tem vinte e oito anos, e a partir do reconhecimento em nível pontifício ocorrido em 2007 resolveu se preparar de modo formal à Consagração definitiva, que hoje se consolidará.
Com o voto de pobreza, renunciam a ter posses, doravante para sempre nada poderão ter como seu, mas só administrarão o que a comunidade lhes aprouver, vivendo somente da providência. O Código de direito canônico define esta opção como a a escolha de se assemelhar a Cristo que sendo rico se fez pobre.
Com o voto de obediência, renunciam a vontade própria, passando a obedecer como vontade de Deus a tudo aquilo que a Igreja e a Comunidade lhes orientar. Este voto é definido como a escolha de obedecer por opção àqueles que fazem as vezes de Deus para os professos.
E pelo voto de castidade no celibato pelo reino dos céus, passam a viver com o coração indiviso ter apenas o Cristo por esposo por toda sua vida, renunciam assim ao casamento e todas as opções e experiências esponsais humanas. Através deste voto definem seu estado de vida.
Existe ainda um outro rito na comunidade, feito todos os anos que é o da promessa de vivência do carisma. Nesta outra celebração, todos os membros da comunidade já preparados, sejam celibatários, casados ou em discernimento de estado,  prometem viver segundo os estatutos da comunidade Shalom, e une toda a Comunidade num só carisma.
Pedimos oração por esta turma que inicia formalmente a entrega permanente dos nossos corações a Deus.
 fonte: comunidadeshalom.com

.............................................................................................................   
Nossa Senhora do Brasil

A imagem de Nossa Senhora do Brasil já existia em 1725 com o nome de Nossa Senhora dos Divinos Corações. Neste ano, ela foi escolhida para padroeira da prefeitura apostólica dos missionários capuchinhos em Pernambuco, tendo seu altar na igreja de Nossa Senhora da Penha em Recife.
Existem registros de que já em 1710 a imagem era conhecida e venerada por índios em Pernambuco. A imagem teria ficado em uma das aldeias indígenas até o ataque dos calvinistas e outros protestantes em torno de 1630, quando desapareceu por um período, até ser descoberta pelos capuchinhos italianos em 1710 e por eles entronizada em 1725.
Em 1828, por causa das profanações de templos, Frei Joaquim de Afrágola, capuchinho e fervoso devoto da milagrosa imagem, remeteu-a secretamente para o convento de sua origem em Nápoles, Itália, onde foi recebida com grandes honras. Lá a imagem recebeu a nome de "Madonna del Brasile" e foi colocada na igreja de Santo Efrém, no mencionado convento, onde tornou-se famosa por inúmeros milagres de caráter público – como a cessação de uma epidemia de "cholera morbus", a preservação de suas vestes em meio a um incêndio que destruiu a igreja e numerosas curas.
A imagem foi redescoberta pelos brasileiros somente em 1924, quando o Bispo Dom Frederico Benício de Souza Costa, ouvindo falar dela em Nápoles, quis conhecê-la.
Desde então, várias tentativas foram feitas para trazer a imagem original de volta ao Brasil, sem sucesso. O nome de seu autor provavelmente nunca será conhecido, mas a crença não comprovada atribui aos primeiros jesuítas a origem da escultura. Também se admite que a inspiração tenha sido ditada pelo Beato Padre José de Anchieta, durante sua visita a Pernambuco.
Esculpida em madeira, a imagem representa uma Virgem de feições nitidamente índias, muito formosa, tendo ao colo um Menino mestiço, ostentando cada um, ao peito, um coração.
Quando foi criada a Paróquia do Jardim América em 1940, por Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, segundo Arcebispo de São Paulo, foi instituído que a padroeira seria Nossa Senhora do Brasil.
A imagem original de Nossa Senhora do Brasil, conhecida como Madonna dei Sacri Cuori é venerada na Paróquia dos Santos Efebo e Fortunato na cidade de Nápoles, localizada na Piazza Sant Efremo Vecchio. No Brasil, há duas paróquias principais dedicadas a Nossa Senhora do Brasil, a Igreja do Bairro da Urca no Rio de Janeiro e a Paróquia do Jardim América em São Paulo.

A padroeira
Poucos países têm o privilégio de terem seu nome ligado ao de Nossa Senhora como Nossa Senhora da Áustria, de Luxemburgo, do Líbano e do Brasil.
A denominação de Nossa Senhora do Brasil surgiu informalmente entre o povo napolitano, conhecido por sua devoção mariana, na época em que a imagem esteve na cidade de Nápoles. Foi o povo napolitano que começou a invocar “Madonna del Brasile”. E isso ocorreu na primeira metade do século XIX, quando não havia se estabelecido ainda uma relação mais estreita entre Brasil e Itália, pois a grande imigração proveniente da região ainda não tinha começado.
O culto a Nossa Senhora do Brasil ainda não se tornou muito conhecido no território nacional. Apesar disso, Ela é venerada nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário